© 2019  Feito pela Projec. ♥️ Todos os direitos reservados. 

A acessibilidade em restaurantes

November 1, 2017

      Desde 2004, com a atualização do Decreto 5296 se tornou obrigatória a utilização das Normas Técnicas de Acessibilidade em construções de uso público e coletivo. Assim, todo estabelecimento deve possibilitar a entrada de indivíduos com deficiências, caso contrário, a lei prevê penas para quem não cumpri-la.

 

      Ainda sim, ao andarmos nos principais restaurantes, bares e similares, pouquíssimos lugares estão regulamentados conforme a lei. Em 2007, um projeto chamado LimitAção analisou por alguns meses a acessibilidade de estabelecimentos na cidade de Ponta Grossa, no Paraná e não encontrou nenhum restaurante ou bar que cumprisse as normas exigidas. Isso causa desconforto da parte do usuário, pois o torna dependente da ajuda daqueles que estão a sua volta.

 

 

        A acessibilidade se refere a recursos que podem ser espaciais, de acesso e comunicação que assim garantem a possibilidade de uma maior diversidade de pessoas usufruírem um ambiente. Assim, esses recursos devem ser planejados e implantados a fim de abranger a necessidade de todos os indivíduos.

 

         Um bom projeto de acessibilidade é uma das soluções que podem fazer seu restaurante ganhar pontos na hora da conquista do cliente. Um freguês que se sente querido e que vê como o empreendedor se importa com seu bem estar enquanto dentro de seu estabelecimento é um freguês que frequentará e indicará seu negócio para seu circulo de relações.

 

          A seguir, algumas exigências que devem conter em seu projeto de acessibilidade:

 

- Restaurantes bares e similares necessitam ter pelo menos 5%, com no mínimo uma, das mesas e banheiros acessíveis a cadeirantes.

- Os balcões devem estar situados em rotas acessíveis e proporcionar uma das partes da superfície com altura de no máximo 0,90 metros do piso, e extensão mínima de 0,90 metros.

- As rampas necessitam de angulação apropriada e para tal deve-se considerar sua altura e comprimento

- Deve haver também piso tátil que guiem pessoas com deficiência visual às mesas, balcões, caixas e sanitários.

 

 

Portanto, é importante que seu restaurante seja acessível para que seu cliente se torne um freguês. Para isso, a PROJEC conta com uma equipe especializada em projetos de restaurantes que podem te auxiliar a tornar seu negocio acessível a todos!

 

Entre em contato conosco e faça um orçamento gratuito!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ARTIGOS POPULARES

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

TAGS
Please reload

CONTEÚDO EXCLUSIVO