A acessibilidade em restaurantes : PROJEC

Bem vindo (a) ao nosso blog

A acessibilidade em restaurantes

retina

1 novembro


Desde 2004, com a atualização do Decreto 5296 se tornou obrigatória a utilização das Normas Técnicas de Acessibilidade em construções de uso público e coletivo. Assim, todo estabelecimento deve possibilitar a entrada de indivíduos com deficiências, caso contrário, a lei prevê penas para quem não cumpri-la.

      Ainda sim, ao andarmos nos principais restaurantes, bares e similares, pouquíssimos lugares estão regulamentados conforme a lei. Em 2007, um projeto chamado LimitAção analisou por alguns meses a acessibilidade de estabelecimentos na cidade de Ponta Grossa, no Paraná e não encontrou nenhum restaurante ou bar que cumprisse as normas exigidas. Isso causa desconforto da parte do usuário, pois o torna dependente da ajuda daqueles que estão a sua volta.

 

 

A acessibilidade se refere a recursos que podem ser espaciais, de acesso e comunicação que assim garantem a possibilidade de uma maior diversidade de pessoas usufruírem um ambiente. Assim, esses recursos devem ser planejados e implantados a fim de abranger a necessidade de todos os indivíduos.

         Um bom projeto de acessibilidade é uma das soluções que podem fazer seu restaurante ganhar pontos na hora da conquista do cliente. Um freguês que se sente querido e que vê como o empreendedor se importa com seu bem estar enquanto dentro de seu estabelecimento é um freguês que frequentará e indicará seu negócio para seu circulo de relações.

          A seguir, algumas exigências que devem conter em seu projeto de acessibilidade:

– Restaurantes bares e similares necessitam ter pelo menos 5%, com no mínimo uma, das mesas e banheiros acessíveis a cadeirantes.

– Os balcões devem estar situados em rotas acessíveis e proporcionar uma das partes da superfície com altura de no máximo 0,90 metros do piso, e extensão mínima de 0,90 metros.

– As rampas necessitam de angulação apropriada e para tal deve-se considerar sua altura e comprimento

– Deve haver também piso tátil que guiem pessoas com deficiência visual às mesas, balcões, caixas e sanitários.

 

 

Portanto, é importante que seu restaurante seja acessível para que seu cliente se torne um freguês. Para isso, a PROJEC conta com uma equipe especializada em projetos de restaurantes que podem te auxiliar a tornar seu negocio acessível a todos!


Entre em contato conosco e faça um orçamento gratuito!

Inscreva-se e receba dicas e novidades
do universo da construção.