Beleza interior – Saiba como a decoração de sua casa afeta sua autoestima : PROJEC

Bem vindo (a) ao nosso blog

Beleza interior – Saiba como a decoração de sua casa afeta sua autoestima

retina

20 junho


 

Você sabia que a decoração da sua casa pode influenciar no seu bem-estar, humor e até levantar a sua autoestima?

Em uma primeira impressão, Design de Interiores e Psicologia são termos que parecem não se combinar, mas eles estão mais interligados do que você pode imaginar, sendo que o ambiente em que vivemos possui muita influência em nossa autoestima e nos desperta sentimentos.

Cada vez mais, o espaço material deixa de representar apenas uma necessidade física, passando a ser uma necessidade simbólica no estilo de vida do homem contemporâneo, interagindo com suas emoções.

         Estudos comprovam que uma pessoa feliz é mais eficiente, criativa e possui um raciocínio mais rápido, enquanto que uma pessoa triste ou deprimida tem suas capacidades de criação e raciocínio comprometidas.

          Dessa forma, o Design de Interiores tem como função promover um ambiente de conforto físico e mental, cumprindo com seu papel estético, mas sem deixar de lado sua importância psicológica.

Ao entrar em um local, facilmente reparamos nas cores que o compõem. Essa interação demonstra como a paleta de cores nos causam efeitos.
A interferência das cores na arquitetura não se apresenta como algo apenas decorativo, mas também como um elemento arquitetônico, determinando a relação homem-ambiente. As cores possuem forças psicológicas sobre nós e cada tom desperta um sentimento específico.

        Além das cores, os outros elementos arquitetônicos que compõem o ambiente também geram efeitos. Com base nisso, a Psicologia adentrou um ramo de pesquisa conhecido como Psicologia do Design. Essa área pretende compreender como nos relacionamos e reagimos à organização dos espaços interiores, contribuindo para que esses espaços, tanto individuais quanto coletivos, sejam promotores de bem-estar.
Mais do que decoração, os estudos da área adentram o campo psico e biológico, entendendo como a iluminação natural, ventilação, entre outros aspectos, nos fazem sentir e influenciam até a nossa liberação de hormônios em determinado ambiente, melhorando o nosso humor, qualidade de sono e desempenho.

Compartilhando do tema, o filósofo Alain de Botton explicou em seu livro “A Arquitetura da Felicidade” que ao construir, reformar ou decorar um espaço, estamos criando um refúgio físico e psicológico, um guardião da identidade de seus habitantes. Dessa forma, as construções devem além de refletir o ideal de beleza e funcionalidade, transmitir uma mensagem positiva.

Não há como negar que o Design de Interiores é uma etapa muito importante para o planejamento de qualquer ambiente, pois ele busca a máxima eficiência dos espaços disponíveis, melhorando a experiência e qualidade de vivência dos que por ali transitam ou residem.

        Possuindo um alcance ainda mais profundo, ele molda nossa rotina e nosso modo de nos relacionar com o local e com os que estão a nossa volta.
O design de nossa casa deve demonstrar nossa personalidade, refletindo quem somos, do que gostamos e como nos sentimos.

      Uma casa alegre que nos recorde de nossas características e memórias nos dá conforto, um conforto que deve ser muito bem projetado para criar as melhores lembranças de grandes momentos.

 

Referências: Angelita Scardua; Design Brasil

Inscreva-se e receba dicas e novidades
do universo da construção.