Sustentabilidade: planos de ação para a relação homem-meio ambiente : PROJEC

Bem vindo (a) ao nosso blog

Sustentabilidade: planos de ação para a relação homem-meio ambiente

retina

10 julho


          Sustentabilidade é, por definição, o uso consciente e planejado dos recursos naturais para suprimento das necessidades da sociedade presente, de modo que não se comprometa o uso desses recursos pelas gerações futuras. O desenvolvimento sustentável leva em conta também o crescimento econômico, tecnológico e pontos como justiça social e respeito às culturas.

           Durante muito tempo o ser humano tomou papel de dominador da natureza, explorou recursos sem planejamento em busca do crescimento industrial e econômico. Por isso, hoje em dia muito se fala sobre sustentabilidade: ela se mostra mais que necessária, já que a Terra não é infinita. Alternativas devem ser tomadas e desse modo, medidas ecologicamente corretas vêm sendo buscadas nos mais diversos campos, inclusive na Arquitetura e Engenharia!

           São soluções práticas e sustentáveis: aproveitamento da iluminação e ventilação naturais; incorporação de maior quantidade de vegetação em projetos através de telhados verdes e hortas verticais por exemplo; reutilização de águas cinzas (as quais têm origem nas máquinas de lavar, chuveiros e pias de banheiro) e da chuva, estas com uso de armazenamento em cisternas; aproveitamento da energia solar tanto para aquecimento de água quanto para a produção de energia elétrica; reutilização de materiais ou uso de materiais recicláveis, entre outros.

http://vidracaria.psdovidro.com.br/index.php/claraboia-entenda-sobre-o-assunto/

https://www.ecycle.com.br/3313-sistema-de-captacao-de-agua-da-chuva-cisterna-vertical-modular-externa-como-captar-coletar-coletor-coleta-residencial-cisternas-verticais-modelo-aproveitamento-onde-encontrar-comprar

http://cemacon.com.br/blog/cidade-nos-eua-quer-exigir-casas-novas-com-energia-solar/

     As construções sustentáveis além de permitirem a promoção  de relações mais saudáveis entre humanidade e meio ambiente, também proporcionam economia de gastos a longo prazo para os moradores. Um estudo divulgado pela revista acadêmica Journal of Exposure Science & Environmental analisou os edifícios com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design – edifícios que atendem a certos requisitos como relacionamento com o entorno, consumo de energia, consumo de água, qualidade do ambiente interno e uso e descarte do material de construção) durante um período de 16 anos nos Estados Unidos, China, Índia, Brasil, Alemanha e Turquia e constatou que, ao todo, foram gerados US$ 6 bilhões em benefícios nos setores da saúde e clima. De acordo com a pesquisa, as construções deixaram de emitir 33 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Além disso, a publicação estima que os edifícios com certificação geraram uma economia de US$ 7,5 bilhões em consumo de energia, sendo que a cada dólar economizado, 77 centavos foram convertidos em benefícios para a saúde e clima. Além disso, em edifícios construídos com equipamentos de captação de água de reuso e aparelhos economizadores, a economia média chega a 40%, de acordo com Felipe        Faria, diretor executivo do Green Building Council Brasil (GBC).

     Confira essa publicação sobre Greensburg, a cidade que se tornou sustentável, e que hoje trabalha para a auto-suficiência, após ser reduzida a escombros, devido a passagem de um furacão pelos Estados Unidos:

https://greensavers.sapo.pt/greensburg-a-cidade-que-se-tornou-sustentavel-a-partirdos-escombros-com-fotos/

      Percebeu a quantidade de vantagens de se realizar projetos sustentáveis?  Algumas das únicas desvantagens são o custo inicial de investimento e certa dificuldade de adaptar construções já prontas para tal fim. Ou seja, realizando um planejamento anterior, para um projeto com esse intuito, há uma maior praticidade e também a possibilidade de se aproveitar todas as vantagens, como ter economia a longo prazo, além de poder contribuir com o meio ambiente.

     A Projec está com grande atenção ao assunto e vem se desenvolvendo de modo que hoje pode proporcionar aos seus clientes a aplicação dessa experiência em seus projetos. E vale lembrar: a todo projeto é possível inserir alternativas sustentáveis!


Fonte: http://smartcitybusiness.com.br/home/construcoes-sustentaveis-geraram-us6-bilhoes-em-beneficios/

Inscreva-se e receba dicas e novidades
do universo da construção.