O sol e a construção: qual a relação? : PROJEC

Bem vindo (a) ao nosso blog

O sol e a construção: qual a relação?

retina

8 setembro


Na arquitetura, quando vamos iniciar um projeto, a primeira coisa que estudamos é a orientação solar – forma como a luz do sol incide sobre um edifício ou terreno. Neste estudo, descobrimos qual o percurso do sol sobre a construção, qual horário e época do ano terá incidência solar, a orientação dos ambientes dentro da construção e qual deve ser o tipo de sombreamento para a edificação.

Assim, garantimos uma obra otimizada tanto do conforto térmico quando na eficiência energética. Abrir mão dessa etapa pode acarretar em graves problemas como falta de iluminação natural, mofo, desconforto térmico, entre outros.

Além disso, a orientação solar afeta a valorização financeira do imóvel. Imóveis cuja fachada são voltadas para a direção norte são mais caras. Mas qual é a melhor orientação para cada ambiente?

No hemisfério sul, a face norte é a que recebe maior incidência de sol durante o dia, se tornando ideal para ambientes que vão ser mais utilizados durante o dia. Como o sol é mais baixo durante o inverno, cômodos voltados para essa orientação ficarão mais aquecidos.

A face sul é a que menos recebe sol durante o ano, no inverno a incidência é inexistente, sendo assim deve-se colocar ambientes de curta permanência. Na face leste, onde o sol nasce, é a face mais recomendada para dormitórios, evitando o aquecimento em excesso que ocorre na face oeste.

Um projeto arquitetônico bem feito deve pensar na orientação solar, levando em conta a posição do terreno, árvores e construções vizinhas, de forma a tornar a edificação eficiente, confortável e sustentável, poupando dinheiro e energia elétrica com iluminação, ar condicionado e todas as variáveis de conforto.

E o que fazer quando a edificação já está construída? Quais alternativas para garantir o conforto térmico da sua residência? Acesse nosso guia prático e descubra! 

Inscreva-se e receba dicas e novidades
do universo da construção.