© 2019  Feito pela Projec. ♥️ Todos os direitos reservados. 

Por que investir na sede de sua EJ?

May 21, 2019

Já parou para pensar que a sua sede, ou seja, seu espaço de trabalho pode influenciar diretamente nos seus resultados? Vem comigo, se ajeita na cadeira e vamos entender essa relação!

 

Primeiramente, gostaria de começar com uma pergunta: seus membros se reúnem com frequência na sede? Se a resposta for negativa, está aí um bom indício de que precisam prestar mais atenção no espaço de vocês. E por que é importante que os membros se reúnam na sede? Para responder essa pergunta, vou te contar um case da PROJEC: as maiores e melhores decisões são tomadas em momentos informais na sede! Sabe aquela conversa despretensiosa que começa do nada e que quando a gente vê estamos acessando e pensando sobre nossas maiores problemáticas? Te garanto que saem ideias incríveis disso!

 

Trazer os membros para a sede, além de agilizar a tomada de decisão, contribui também com a formação de time. Ter os membros reunidos num espaço, nem que não seja para trabalho ou coisas da EJ exclusivamente, já faz eles se aproximarem, o que é fundamental. E para isso, é essencial que sua sede seja convidativa e proporcione uma experiência de inclusão (espaços abertos e de uso compartilhado), foco/produtividade (espaços mais reservados para reuniões e tarefas contínuas) e relaxamento (espaços para descanso e conversas informais). Ahhh mas a minha sede não tem espaço para isso tudo!! Não se preocupe, o Design de Interiores pode fazer milagres rsrs. Brincadeiras à parte, nesse caso é importante priorizar espaços com base nas demandas principais de vocês, como por exemplo, quantidade de reuniões semanais, número máximo de participantes por reuniões, preferência por espaços abertos ou mais fechados e entre outras. Só pra fechar esse tópico, imagina que louco chegar na sede da sua EJ e ter boa parte da galera trabalhando no mesmo espaço e sendo de fato um time?!

 

Um outro ponto interessante é perceber que o espaço que você está influencia na sua produtividade e nas suas emoções. Toda a escolha das cores do ambiente, da disposição e escolha dos móveis, luminosidade, conforto térmico e acústico são fatores essenciais que, quando combinados e pensados por quem tem conhecimento na área, trazem resultados incríveis de aumento da produtividade, diminuição do estresse e entre outros.

 

Um terceiro ponto é com relação aos clientes e eu já lanço duas perguntas: o que será que seus clientes pensam quando visitam a sede da sua EJ? Será que eles formam julgamentos ou opiniões a respeito da EJ de vocês somente pela sede? Diríamos com certeza que sim! Até porque o espaço está diretamente ligado à sua cultura, irei desenvolver melhor esse tópico em específico no próximo parágrafo! Mas voltando, ter um espaço mais profissional ou mesmo bem decorado pode sim aumentar sua taxa de conversão e consequentemente suas vendas!

 

Por fim, o seu espaço está diretamente ligado à sua cultura, calma lá que já vou explicar! Antes disso, tem uma frase bem famosa de Peter Drucker, o pai da administração moderna, que gosto muito: “a cultura devora a estratégia no café da manhã”. Se você nunca parou para pensar sobre a cultura da EJ, já fica aqui o conselho! Agora vamos olhar a relação da sua cultura com o seu espaço e, para isso, convido vocês a pensarem sobre uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, tão grande que aposto que vocês usaram sua ferramenta nos últimos cinco minutos. Agora, pense em seus escritórios, as cores e o ambiente já vieram à sua cabeça?

 

Posso apostar que pensaram no Google, que são mundialmente conhecidos por serem muito inovadores, e seus escritórios refletem exatamente isso. Percebam que está em total congruência com a cultura deles, aliás seria estranho pensar o Google com escritórios em e tons de bege e móveis padrão. Na verdade, não sei nem se o Google seria o Google que é hoje se não fossem os escritórios que eles tem. É importante, agora, olharmos para as incongruências que existem entre nossos valores e a forma como nos apresentamos para os clientes e o nosso espaço, e isso fica muito nítido! Empresas inovadoras vivem a inovação através de seu próprio espaço, empresas super transparentes vivem a transparência através de seu próprio espaço e etc. E o mais interessante é que o caminho inverso também é válido: é possível criar uma cultura através do seu próprio espaço. Por isso, finalizo o texto com um questionamento: a sua sede comunica o que vocês realmente querem comunicar?

 

 

A PROJEC é uma empresa que quer revolucionar e transformar a maneira como fazemos construção civil e busca ser referência no ramo,trazendo inovação e consciência sustentável através de soluções em Engenharia Civil e Arquitetura & Urbanismo.

 

 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ARTIGOS POPULARES

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

TAGS
Please reload

CONTEÚDO EXCLUSIVO