Como planejar a cozinha da maneira correta? : PROJEC

Bem vindo (a) ao nosso blog

Como planejar a cozinha da maneira correta?

Projec Junior

25 março


Quando existe o interesse em reformar, repaginar ou construir do zero uma cozinha planejada, iluminada, arejada, etc., alguns passos e recomendações devem ser seguidas para que o cômodo se torne mais adequado e ideal para os moradores exercerem suas atividades do cotidiano. 

A cozinha, por ser um cômodo de extrema importância, deve ser um ambiente funcional, para facilitar a manipulação de alimentos, o preparo de uma refeição e a limpeza, higiênico, para evitar a proliferação de bactérias e odores desagradáveis, e confortável, uma vez que passamos grande parte do nosso tempo dentro da cozinha.

Independentemente do tamanho do espaço reservado para a cozinha, sempre haverá uma maneira de adequar o local com as necessidades, dispondo os principais componentes de uma cozinha, como geladeira, cuba, fogão, forno e micro-ondas. Primeiramente, deve-se ter em mente o tamanho exato da cozinha para verificar quantos e quais tipos de eletrodomésticos podem ser dispostos, a fim de entrar em um consenso com os desejos do morador. Uma incompatibilidade entre o tamanho disponível e a vontade do morador pode causar uma má distribuição de móveis e eletrodomésticos ao longo da cozinha. 

Normalmente, recomenda-se que fiquem dispostos, nessa ordem, fogão, cuba e geladeira, uma vez que refrigeradores e fogões possuem grande diferença de temperatura. Uma proximidade pode causar maiores gastos em energia elétrica. 

Free Render 3D illustration and picture

Outro elemento de extrema importância em uma cozinha é a iluminação, mas não somente pela parte estética. A iluminação é fundamental para a segurança do morador, já que vários instrumentos afiados são usados para cortar, ralar e descascar alimentos, além de panelas e alimentos em altas temperaturas. Além disso, a entrada de luz também é importante para a manutenção da limpeza. Através da iluminação, é possível identificar a sujeira com maior facilidade, evitando o acúmulo de alimentos e, consequentemente, a proliferação de insetos. Assim, a presença de janelas que iluminem de forma natural a cozinha é primordial  e, caso não haja janelas, é fundamental uma forte iluminação artificial de lâmpadas, fitas e perfis de LED. 

Para aproveitar o espaço da melhor forma possível, uma opção interessante seria a contratação de empresas especialistas em móveis sob medida. O planejamento de móveis sob medida permite que todo o espaço seja preenchido, garantindo também uma maior praticidade e organização na sua cozinha, aspectos muito importantes e que têm muito impacto ao longo do nosso cotidiano.

Free Kitchen Kitchen Design photo and picture

Existem diversas razões para planejar a sua cozinha da melhor maneira possível, adequando as necessidades, os gostos do proprietário e o espaço, e aqui foram mencionadas algumas das possibilidades. Agora que você já está ciente, que tal contratar nossos serviços para realizar um projeto com esse intuito? Deseja mais informações acerca da engenharia civil e arquitetura? Então continue acompanhando nosso blog!

 

Inscreva-se e receba dicas e novidades
do universo da construção.