Projec Junior
14 agosto
A importância de desenvolver projetos capazes de aproveitar a luz natural vai além da economia gerada com a iluminação artificial, e atinge fatores relacionados ao bem-estar dos ocupantes. Diversos estudos, dando-se destaque ao do arquiteto especialista Dimas Bertolotti, revelam que a ausência da iluminação natural adequada faz com que o corpo entre em um estado de repouso, criando um clima de cansaço a poder contribuir em casos mais extremos com sintomas de depressão.
Além do mais, o papel da luz é essencial para desenvolver construções esteticamente agradáveis e interessantes, realçando o espaço e garantindo grande renome ao projeto. Mas nem tudo se resume em possuir diversas aberturas para a entrada de luz, um bom projeto leva em conta o balanceamento da otimização da luz com as necessidades do cômodo, já que o excesso de aberturas pode causar ofuscamento e maior calor no ambiente.
Para auxiliar na decoração/construção de um ambiente, existem diversos elementos os quais podem contribuir com o aproveitamento da luz natural.
Iluminação Zenital: aberturas localizadas na cobertura de uma estrutura (diferente das aberturas tradicionais:
Cobogó: Apesar do nome diferenciado, o cobogó é um elemento da arquitetura que consiste em pequenas peças vazadas, as quais podem constituir detalhes da casa ou até mesmo formar uma parede inteira. São extremamente versáteis e carregam um valor nacional muito grande.
O aproveitamento da iluminação natural pode se enquadrar nas soluções que a arquitetura bioclimática propõe (aproveitamento e integração com os recursos naturais, externos, no projeto – levando em conta as condições climáticas do local). Confira nosso post no blog, sobre outro item dessa temática – aproveitamento da ventilação natural: https://www.projecjunior.com.br/single-post/2018/01/24/Entenda-como-melhorar-o-conforto-t%C3%A9rmico-dos-ambientes
Categorias
Inscreva-se e receba dicas e novidades
do universo da construção.