Por que fazer um projeto elétrico? : PROJEC

Bem vindo (a) ao nosso blog

Por que fazer um projeto elétrico?

Projec Junior

16 outubro


 

O projeto elétrico está presente na etapa inicial de todos os projetos, uma vez que a energia elétrica é necessária para a manutenção da vida de todas as pessoas que vivem em sociedade. Sem um sistema elétrico bem realizado e adequado, muitas vezes não é possível realizar atividades do cotidiano, como acessar a internet, assistir televisão, cozinhar com aparelhos elétricos (Airfryer, liquidificador, microondas, entre outros), por exemplo. Através de um projeto deste âmbito, são listados todos os pontos de utilização, painéis de energia e todo o restante para distribuir a energia corretamente.

Como a energia está muito presente na vida da maioria dos indivíduos, em momentos de queda de energia causados por fortes chuvas ou por rajadas fortes de vento, é possível perceber a relevância da energia elétrica para mantermos nossas atividades normais do cotidiano. E, por causa disso, percebemos a importância da elaboração de projetos elétricos. Além disso, o estabelecimento de um projeto no quesito é obrigatório pela norma NBR 5410, elaborada pela Comissão de Estudo de Instalações Elétricas de Baixa Tensão do Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-03), a qual estabelece condições satisfatórias para instalações elétricas de baixa tensão com o objetivo de garantir a segurança das pessoas, o funcionamento adequado do sistema e a conservação de bens.

parte eletrônica multicolorida

É necessário sempre buscar uma empresa especializada no projeto e um engenheiro responsável deve estar presente para verificar a obra, uma vez que o projeto elétrico deve estar integrado aos outros projetos, como hidrossanitário e arquitetônico. Dentro do planejamento, devem existir alguns pontos necessários, como trajeto dos condutores, divisão dos circuitos, localização dos pontos de utilização, dimensionamento da seção dos condutores (para avaliar a capacidade de condução dos cabos de acordo com a necessidade), localização do quadro de distribuição de circuitos, ou seja, o painel que controla a eletricidade de um local (em locais com mais andares, é necessário a presença de vários quadros de distribuição), materiais necessários e, além disso, todas as representações de plantas e memoriais descritivos do projeto, indicando, principalmente, as tensões de cada ponto de tomada. Sem o devido conhecimento sobre o estabelecimento, aparelhos 110 volts podem ser conectados em fontes 220 volts, causando prejuízo financeiro pela queima do aparelho e, principalmente, podendo causar danos ao indivíduo que manuseava o aparelho.

Agora que está ciente das condições para estabelecer um projeto elétrico, é possível perceber o papel fundamental do engenheiro responsável, uma vez que ele estará atento a todos esses aspectos, os quais podem passar despercebidos para pessoas sem experiência na área ou para alguns que não têm o conhecimento necessário para realizar tal trabalho.

Um homem com um laptop senta-se na sala de servidores do data center. O administrador do sistema trabalha perto dos racks com os servidores.

Portanto, o projeto terá informações básicas, porém, fundamentais para a ocorrência e andamento de obra ágil e eficiente, planejando custos, necessidades para cada cômodo do local a ser construído e materiais, ou seja, fatores que, quando decididos às pressas, podem causar maiores dores de cabeça e prejuízos ao proprietário. A contratação de profissionais não deve ser tratada como custo, mas como investimento. A partir do trabalho bem-feito, será garantida a segurança e a normalidade para utilizar quaisquer aparelhos eletrônicos, sem receios ou preocupações.

Existem diversas razões para realizar um projeto elétrico, e aqui foram mencionadas algumas delas. Agora que você já sabe algumas das possibilidades, que tal contratar nossos serviços para realizar esse projeto? Deseja mais informações acerca da engenharia civil e arquitetura? Então continue acompanhando nosso blog!

Inscreva-se e receba dicas e novidades
do universo da construção.