Qual a Importância da Impermeabilização na sua Obra? : PROJEC

Bem vindo (a) ao nosso blog

Qual a Importância da Impermeabilização na sua Obra?

Projec Junior

24 fevereiro


Muitos dos problemas apresentados em uma edificação são consequências da ausência do planejamento de todas as etapas de uma obra, como o caso de não realizar um projeto arquitetônico, por exemplo. Dessa forma, para garantir a maior durabilidade dessa construção, principalmente de sua estrutura, um projeto de impermeabilização se torna indispensável!

Você já deve ter visto, ou até mesmo sofrido, algum caso de infiltração em paredes com manchas e mofos, capaz de agravar seriamente a saúde de quem habita este local. Outro caso mais grave surge quando esse problema chega a causar uma corrosão de armadura ou um curto circuito, colocando em risco a vida de seus familiares. Assim, esses são só alguns dos problemas que poderá encontrar ao não realizar um projeto de impermeabilização.

Ficou preocupado com o assunto? Calma, leia esse post até o final. Nele, vamos mostrar quais os principais tipos de impermeabilização, suas vantagens e onde eles são aplicados na construção civil. Acompanhe!


Em geral, a impermeabilização protege e isola os materiais de uma edificação da passagem de líquidos e vapores, como a água da chuva, mantendo as condições de habitabilidade de uma residência. Para isso, existem duas técnicas envolvidas nesse projeto: a impermeabilização flexível e a rígida.

A flexível pode ser pré-fabricada e moldada no local e é o método mais usado na construção civil brasileira. Nela, existe a formação de uma lâmina protetora que evita a infiltração da água, ideais para ambientes com contrações e dilatações térmicas sofridas pelas estruturas. Por outro lado, a rígida não acompanha uma estrutura, logo, é recomendada para vigas de baldrames e subsolos, e evitada para lugares que não resistem a grandes movimentações.

Independente do tipo de impermeabilização escolhido, existem diversos materiais utilizados no mercado para a execução dessa técnica. Podemos citar a: manta asfáltica – indicada para ambientes molhados: aditivos hidrofugantes – são produtos que repelem a água e é muito utilizado no concreto aparente; emulsão acrílica – mistura com grande parte de polímeros que formam uma membrana sobre a superfície de coberturas, lajes e paredes; e outros. Cabe a você garantir a segurança e durabilidade da sua obra, além de economizar com problemas futuros, contratando um profissional confiável no assunto.

A PROJEC é uma empresa que também pode te ajudar a evitar grandes problemas de uma construção através de um projeto arquitetônico. Que tal entrar em contato conosco e pedir seu orçamento gratuito? Veja alguns projetos em nossas redes sociais @projec.jr

Gostou do conteúdo e gostaria de saber um pouco mais? Aproveite para também conferir os artigos da EDIFICar Jr. sobre Dicas de construção e reforma e não deixe de segui-los nas redes sociais, @edificarjr!

Inscreva-se e receba dicas e novidades
do universo da construção.